Qual É A Função De Um Clínico Geral?

· 2 min read
Qual É A Função De Um Clínico Geral?

Aqui os distúrbios que afetam o sistema digestivo são devidamente analisados. Um gastroenterologista, ou simplesmente gastro, cuida da saúde de sua boca, esôfago, estômago, intestinos , fígado etc. A especialização em Clínica Médica é de acesso direto, ou seja, basta ser formado em Medicina para ingressar. Em geral, a carga horária é de 60 horas semanais, que correspondem a 2.880 horas anuais. A residência em Clínica Médica tem uma concorrência relevante nas instituições mais buscadas de São Paulo, como USP, Unifesp e Unicamp. Entretanto, não está entre as especialidades mais disputadas, o que pode ser uma boa notícia se você tem essa área como objetivo.

  • Ou seja, um médico pode ser um especialista e optar por atuar em uma área de atuação mais específica, como um cardiologista que se capacita na realização de ecocardiografias.
  • A angiorradiologia é a subespecialidade irmã da cirurgia endovascular e vascular.Trabalha por dentro dos vasos através de pequenos furos, com materiais como cateteres, stents e endopróteses.
  • Não é incomum pacientes acompanharem o mesmo clínico geral através de gerações, por exemplo, onde a avó passa para mãe, que passa para filha, por exemplo.
  • Para ser encaminhado para qualquer especialista, uma pessoa precisa ir ao clínico médico para que ele o examine.



Não é incomum pacientes acompanharem o mesmo clínico geral através de gerações, por exemplo, onde a avó passa para mãe, que passa para filha, por exemplo. Podem ser os mais variados os sintomas, como dores de cabeça, indisposição, febre, coceiras, vômitos, vias respiratórias congestionadas. É comum que esse profissional  cuide da saúde de idosos e pessoas com limitações, exatamente por dominar todas as áreas da saúde e dessa forma diminuir a necessidade de locomoção e gastos que essas pessoas teriam. Psiquiatria forense é uma subespecialidade da psiquiatria, que lida com a interface entre lei e psiquiatria.

Saúde Ocupacional



Essas inovações já podem ser vistas na rotina de muitas áreas da medicina. É o caso de pequenos aparelhos usados para o monitoramento da atividade cardiovascular de pacientes na cardiologia; braços robóticos usados em modernos procedimentos cirúrgicos; além dos modernos equipamentos de diagnóstico por imagem. Assim, tecnologias como a Internet das Coisas , a robótica, a inteligência artificial, o Big Data e a impressão 3D estão impactando a aplicação e o ensino da medicina. Essas ferramentas estão permitindo a melhoria no desenvolvimento de métodos e procedimentos, contribuindo para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças.

Como É O Mercado De Trabalho De Um Médico Internista?


O mercado de trabalho é bem concorrido, já que é a área com o maior número de especialistas. Normalmente a carga horária corresponde a 60 horas semanais e os estágios duram cerca de um ou dois meses. Nos dois anos de residência, os residentes rodam por especialidades como cardiologia, nefrologia, geriatria e oncologia. A relação estreita entre médico e família contribui significativamente para a saúde familiar e é justamente aí que está sua importância.

Medicina Interna


Clínica de vacinas especializada em imunização humana para todas as faixas etárias.  https://bit.ly/3xXmFmY  oferece proteção contra uma série de doenças que podem ser evitadas. Estrutura completa para  imunização em empresas, escolas e outras instituições. Enfim, existem diversas áreas da medicina com grande potencial de desenvolvimento e com boas possibilidades de carreira. Por fim, é fundamental falarmos sobre as motivações que o fizeram optar pela carreira de medicina. O melhor é escolher uma área que desperte o seu interesse e estimule você a ser o melhor profissional que puder.